sexta-feira, 11 de junho de 2010

Na copa do mundo a esfera que gira não é o globo

Que beleza, chegamos novamente a uma copa do mundo!
Este evento único que, de quatro em quatro anos, modifica toda a sociedade dos mais diversos países do planeta, mas em especial o mais futebolístico deles, o Brasil.
É na terra do Cristo Redentor que o campeonato da Fifa consegue seus efeitos mais interessantes e impressionantes. Neste ano, a Africa se tornou o continente mais conhecido pelos brasileiros, a vuvuzela, que antes seria considerado um chingamento para quem ouvisse a palavra, agora é um dos objetos mais vendidos das lojas de 1,99, nas cores da bandeira, é claro. Na verdade, o objeto sempre existiu, simplesmente era conhecido como corneta, mas bastou que os sul-africanos aparecessem nas reportagens dançando e cornetando suas vuvuzelas para que a população já se tornasse íntima da "inovação".
Com o ínicio dos jogos oficiais e até mesmo antes, com os amistosos, todo o País inicia o cumprimento da tradição de paralisar tudo, fechar ruas, cancelar compromissos apenas para ver as partidas da seleção canarinho. Aliás para a maioria, a escolha do país de realização desta copa foi excelente, pois acontecendo na África do Sul, os jogos são transmitidos em horário comercial brasileiro, e forçam a folga para acompanhá-los. Muitos nem gostam de futebol, mas como bons brasileiros adoram um feriado forçado, e aproveitam para ir pra casa dormir enquanto o mundo para em volta das televisões. O mais incrível é que muitas guerras internas são declaradas se o patrão não liberar seus funcionários, como se fosse algo garantido por direito trabalhista. Inclusive, na maioria das vezes, o próprio patrão declara a folga de sua empresa, afinal, cervejinha e futebol em meio a bandeiras e muito verde amarelo é mesmo mais importante que qualquer negociação empresarial.
No decorrer dos jogos a esperança de uma nação vai aumentando com as vitórias nacionais e se, de repente, isso for abalado por uma desclassificação, é o suficiente para que ninguém mais queira ouvir falar de vuvuzela!
Na época da copa também não se ouve falar de tristezas, terremotos não acontecem, enchentes não afetam ninguém e até os terroristas deixam seus ataques para outra data, e mesmo que aconteçam não há lugar nos noticiários já recheados de notícias sobre os jogos, afinal, catástrofes e tragédias podem esperar, mas não a expectativa para saber quem será o campeão.
Enfim, no País do futebol e em todo o mundo acaba de começar a competição que faz o planeta parar, porque quem gira agora é a bola!
Obrigada pela visita e volte sempre.

2 comentários:

Camila Toppel disse...

Aee Leti \o atualizou o blog haha..
Curti o texto... e sempre irei chamar a corneta de corneta ;) haha

bejoks

Mariana disse...

é por isso então que agora só tão passando o caso do goleiro do Flamengo, porque aconteceu durante a copa e só agora eles tão colocando a notícia em dia. HAHA,euri.