Desemprego?! Crise nas indústrias?! Quebra de bancos?! É tudo psicológico!
O fantasma da crise no mundo chegou de uma forma tão absoluta e assustadora que muitos nem sabem o que está acontecendo, só querem saber de reclamar. E, pra qualquer falta de dinheiro, demissão ou nome no SPC, a culpa vai logo sobre a economia. Afinal, é muito simples justificar as dívidas colocando a causa do problema nas dificuldades mundiais do que fechar um pouco a mão na hora das compras, planejar e calcular os gastos ou deixar para mais tarde aquele sonho de consumo.
Quanto ao desemprego, este sim foi o maior motivo das lamentações da população nacional e, principalmente, a maior causa do desespero de muitos. A tal “crise assustadora” foi, também, a oportunidade que faltava a muitos patrões para demitir funcionários que já estavam “sobrando” na empresa. Justificando o corte emergencial de gastos, aproveitaram para esvaziar as folhas de pagamento que já estavam com algumas “despesas excessivas” sem a necessidade de explicação aprofundada. Com isso, a desculpa para demissões deixou de ser a de que o funcionário não se adaptou à empresa, mas sim, a de que a empresa está se adaptando à crise, mesmo sem nem saber no que realmente ela está lhe afetando. Simples, sem peso na consciência e sem desgastes ou processos trabalhistas posteriores.
Se houvesse uma maior pesquisa ou análise menos superficial por parte da maioria da população, certamente, o medo e o desespero causados por esse monstro vestido de dólar seriam muito mais tranqüilos, e poderíamos encarar e resolver o problema de maneira consciente. Sendo assim, precisamos de mais raciocínio e menos pavor.
Obrigada pela visita e volte sempre.
4 comentários:
"Mais raciocínio e menos pavor"...Adorei!
Desculpe o comentário medíocre.
Sem crise!
Ótima colocação, Lê.Meu pai é um exemplo engraçado: o preguiçoso que usa a crise como desculpa para não trabalhar. (risos)
O tal do Mineiro do bar, que assava carne, acordava domingo às 3:00 da manhã para organizar as vendas, se sobrecarregou, obviamente.
Três domingos seguidos, as vendas caíram (mas já tínhamos experiência de 10 anos nisso, durante a quaresma, não se vende tanto!), então por causa da 'grande crise mundial', ele resolveu parar de trabalhar, agora tá aqui em casa, tomando um cervejinha na frente da Tv e reclamando que a crise financeira mundial prejudicou a relação comercial dele com os pacatos fazendeiros dali Campo Largo...
Para finalizar, é historicamente legal ter uma crise tão assustadora. Se nos dias de hoje ela é tão fantasiada, imagine então nos livros de histórias de nossos netinhos?!
Pelo menos assim nossa geração não fica tão vazia, não tivemos somente Elma chips e Brad Pitt, tivemos uma crise horrível, que fez o mundo entrar numa nova Grande Depressão, pior que a de 29, crianças da vovó...
Olha eu aqui!!! \o/
menina chique nem falo do blogger que tem...
ainda nao desisti do "www.calaabocaleticiaparis.com" hehehe.....
lá vem vc com isso que falar que tudo é psicologico... --.--
mais eu como uma futura psicologa com meus estudos super... ficiais sobre o assunto, devo dizer que vc esta correta... (falei bonito olha oia... XD ) entao a conclusao que cheguei nesses meus estudo é que realmente é tudo psicologico!!
hehehehe....
só vc mesmo, eheim?? ;p
ate++
Postar um comentário