quinta-feira, 16 de julho de 2009

Michael Jackson e Ronaldo, os carrascos mais amados da atualidade

Como a mídia é interessante, não é?!
Basta um enfoque diferente das notícias para qualquer vilão ou fracassado se tornar uma figura ilustre, amada por todo o País.
Até o ano passado, se perguntásse-mos a opinião de qualquer pessoa sobre Michael Jackson ou Ronaldo, certamente a resposta não seria muito positiva. Provavelmente, a primeira lembrança que existia na cabeça de todos os brasileiros era a de que Ronaldo se tratava apenas de um quase fracassado, gordo, que deveria se aposentar. Quanto ao Rei do Pop, podemos afirmar com certa convicção que todo mundo lembrava dele apenas como o pedófilo que não servia mais para o sucesso. Pois 2009 é o ano da reafirmação dos vilões. A morte de Michael Jackson trouxe consigo o perdão para todas as noticias que o tornavam má pessoa, ninguém mais lembra das denúncias feitas a ele, ou das plásticas e cirurgias que o tornavam um cidadão fútil. Agora as matérias especiais e a comoção dos fãs, noticiada com ênfase, eterniza o irmão Jackson como um cara legal, ótimo pai e melhor cantor de todos os tempos. Não desconsiderando suas virtudes, afinal o rei do pop marcou sim a era musical em que viveu, mas o que não se pode esquecer é que tudo o que ele fez lhe custou um grande preço.
No caso de Ronaldo, o que se pode observar é uma supervalorização de tudo que acontece com ele. "E agora acompanhamos o fenômeno indo comprar pão. E toda a torcida da fiel vai junto com ele, nunca se consumiu tanta manteiga no corinthians. É a era de Ronaldo".
Qualquer outro jogador pode fazer 5 gols pelo campeonato brasileiro, mas certamente será menos noticiado do que os dois ou três de Ronaldo.
São apenas dois exemplos causados pelo enfoque e apresentação das noticias. A partir disso é bom pensar bem na forma com que filtramos as informações.
Em breve postarei com mais humor e menos crítica, só não poderia deixar passar essas observações, já que são os assuntos do momento.
Obrigada pela visita, continue fazendo o passinho do Michael Jackson só porque viu na TV, e volte sempre.

2 comentários:

Rodrigo Ferraz disse...

O poder manipulador da mídia é realmente enorme.
Nessas ultimas semanas só dava o pessoal escutando Marçom Jesquison, parece que resolveram virar fã dele após a morte. Como artísta e dançarino realmente o cara era bom, mas parece que essa homenagem que a mídia está fazendo sobre a "grande" pessoa que foi Michael Jackson, ofuscou todo o histórico que ele tinha nos mostrado. Se a mídia colocasse novamente as imagens dele segurando o filho pra fora da janela, esses novos fãs não existiriam...
Na minha opnião o Ronaldo continua sendo o mesmo gordinho de sempre. Eu não cheguei a zombar do fato dele ter se relacionado com travecos, a vida profissional dele nunca me interessou, muito menos a pessoal... mas o que me impressiona é ver o pessoal que tirava sarro dele venerando agora os "grandes" feitos do grande jogador Ronaldo.

Unknown disse...

Bom xuxu... isso é verdade, mas a culpa não é somente da mídia, mas também da população que não é capaz de decidir o que é relevante para a sua vida, além de não terem opnião própria...

Ah o site da Paróquia precisa ser atualizado...

BJOKS...AMO